Temas

Lembre-se que o escopo dos temas englobam América Latina e Caribe e outros países da periferia global. Para saber mais sobre como seu trabalho acesse: aspoliticas.org/submissaodetrabalhos

Mulheres Negras

Entendendo as especificidades de mulheres negras, mantemos um editorial permanente acerca das questões que afetam particularmente essa população, a mais marginalizada dentro da sociedade e que totaliza 23% da população brasileira. Portanto, nada mais justo do que tratarmos as especificidades com a visibilidade merecida. Essa editoria serve para evidenciarmos as questões particulares e existentes das mulheres negras ressaltamos, contudo, que todas as demais editorias/temas precisam e merecem ter o recorte de raça atrelados às suas propostas.

Política

Nesta editoria você encontra ou pode submeter trabalhos relacionados a eventos políticos (eleições, revoluções, golpes, votações parlamentares, decretos, negociações entre partidos e blocos de poder etc), sobre fatos relacionados as instituições de poder (governos, ministérios, secretarias, partidos, órgãos oficiais, institutos de pesquisa de opinião), sobre os impactos das políticas públicas (ministérios da área institucional, secretarias de governo) e de movimentos sociais ou ativismo.

Ciência e Saúde

Nesta editoria você encontra ou pode submeter trabalhos relacionados aos avanços ou retrocessos nas áreas ciência, saúde da mulher tais quais impactos de pesquisas, alimentação e avanços científicos.

Cultura

Aqui você encontra materiais sobre os impactos da cultura na vida das mulheres como fatos relacionados à cultura local (dentro dos territórios acima mencionados) em suas diversas manifestações – como artes plásticas, música, cinema, teatro, televisão, folclore e afins. Se você faz parte de algum grupo de expressão cultural ou tem algo a dizer sobre música, teatro, arte, arte de rua, cultura regional, turismo, história, literatura ou poesia, e que conversem com o objetivo e missão do projeto, terá espaço aqui. Também colocamos nesta editoria trabalhos que se dediquem aos aspectos teóricos de cultura. Aqui você pode encontrar também reflexões sobre os movimentos culturais e aspectos históricos da cultura na vida das mulheres.

Economia

A discussão sobre o impacto da divisão sexual do trabalho tem repercussões seríssimas para a segurança econômica de mulheres no mundo inteiro. Nesta editoria, buscamos tratar de assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico, imersão no mercado de trabalho e todas as formas como a econômica financeira e política tem impactos na vida de mulheres periféricas como políticas de austeridade, direitos trabalhistas, políticas afirmativas como “Bolsa Família” e etc.

Educação

Aqui você encontra textos sobre educação enquanto teoria, assim relatos e experiências das profissionais da área, além de críticas e análises que tangem ao sistema educacional de crianças, jovens e adultos. Nesta editoria você também encontra ou pode submeter trabalhos sobre os impactos da educação das mulheres no ensino básico, fundamental ou superior.

Justiça climática

Nesta editoria abordamos o conceito que reconhece a desigualdade inerente que países da periferia global sofrem no quesito do meio ambiente como agricultura, eficiência energética, saneamento básico, industrialização não sustentável etc, e que gerem impactos de mudanças climáticas mais acentuadas nestes países que agravam ainda mais a vida das mulheres latinas, africanas e indianas em especial. Trabalhos que abordem as mudanças climáticas do ponto de vista ético e político podem ser submetidos neste tema.


Quer submeter seu trabalho a alguma dessas editorias? Clique aqui e saiba mais.
Acredita que pode contribuir em outros temas como esportes, tecnologia, turismo ou outros? Tudo bem, mande sua proposta!